associacao
Maria da Luz de Deus Ramos

Maria da Luz de Deus Ramos Ponces de Carvalho, nasceu em Lisboa, na freguesia de S. Sebastião da Pedreira, no dia 27 de Junho de 1918.
Bacharel dos cursos de preparação de Professores Adjuntos, dos 8º e 11º Grupos, do Ensino Técnico e Profissional da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e ainda, com o curso de Ciências Pedagógicas da mesma Universidade.
Neta do poeta João de Deus e segunda filha do pedagogo João de Deus Ramos, foi a principal continuadora da sua Obra.
Desde 1943 e sob orientação de seu pai, exerceu actividades educativas nos Jardins-Escolas João de Deus, leccionando em simultâneo a disciplina de Educação Sensorial no Curso de Educadoras de Infância pelo Método João de Deus. Após a morte de seu pai, passou a leccionar as disciplinas de “Orgânica Escolar”, “Desenvolvimento do Vocabulário e Exercícios de Linguagem”, “Lições de Coisas” e “Leitura e Escrita”.
Fundou a Escola Superior de Educação, onde era Directora. Como professora, leccionava as disciplinas de “Pedagogia e Didáctica Pré-Escolar”, “Estudo de Iniciação à Leitura”, “Organização do Sistema Educativo” e “Gestão Escolar”.
Fundadora do Comité Português da OMEP - Organização Mundial de Educação Pré-Escolar em 1979.
Participou em numerosas conferências, congressos, seminários e colóquios, em constante defesa dos direitos da criança e em prol da educação em Portugal, onde organizou outros eventos de destacante relevo.
Faleceu a 8 de Dezembro de 1999.
Em reunião plenária de 16 de Dezembro, na Assembleia da República, foi apresentado pelo Sr. Presidente, Dr. António de Almeida Santos, um “voto de pesar” pelo seu falecimento.
Em Julho de 2000, a Organização Mundial de Educação Pré-Escolar atribuiu a Maria da Luz de Deus Ramos Ponces de Carvalho, um “prémio especial pelo serviço prestado e dedicação no seu trabalho com crianças”, tornando-a Membro Honorário desta Organização Mundial.
Em Abril de 2004, por Despacho do Sr. Secretário de Estado da Administração Educativa, a Escola Básica do 1º ciclo n.º 185, Charneca, em Lisboa, passou a designar-se por Escola Básica do 1º ciclo Maria da Luz de Deus Ramos.
Em Junho de 2004 foi atribuído o seu nome à rua onde está situado o Jardim-Escola João de Deus, em Santarém (Maria da Luz de Deus Ramos – Pedagoga).


> Consulte informação detalhada sobre a sua participação em congressos, seminários e colóquios e ainda sobre a inauguração de Jardins-Escolas

> Bibliografia