associacao
História da Escola Superior de Educação João de Deus

A Escola Superior de Educação João de Deus é uma entidade sem fins lucrativos. É propriedade da Associação de Jardins-Escola João de Deus (Instituição Particular de Solidariedade Social - IPSS), com mais de um século de existência, que também mantém em funcionamento 55 Centros Educativos distribuídos pelo País.

Nascida da reconversão do Curso de Didáctica Pré-Primária pelo Método João de Deus, criado em 1920 pelo Pedagogo João de Deus Ramos, filho do Poeta João de Deus, este foi o primeiro e, durante muitos anos, o único espaço a formar Educadores de Infância em Portugal, prestando um contributo decisivo no incremento da Educação Infantil.

Em 1943, os estabelecimentos de ensino infantil portugueses eram frequentados apenas por 872 alunos, dos quais 602 eram alunos dos sete Jardins-Escola existentes à época. Em 1954, ano da criação de uma segunda Escola de Educadores, existiam já 5258 alunos distribuídos por 128 escolas. Destas, um significativo número resultara da iniciativa de diplomados com o Curso de Didáctica pelo Método João de Deus.

Baseada no ideal do seu mentor, a Escola Superior de Educação João de Deus obteve autorização legal em 9 de Novembro de 1988. Através do Decreto- Lei no. 408/88, foram criados os cursos de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico-1o. Ciclo, elaborados por um conjunto de doutores em Ciências da Educação, aos quais se juntaram os Cursos de Estudos Superiores Especializados, CESE em Investigação em Educação, Gestão Escolar e Desenvolvimento Pessoal e Social.

No ano lectivo de 1998/99, pela Portaria 457-A/98, deu-se um novo e importante passo, com a atribuição dos graus de licenciatura em Educação de Infância e de Professores do 1o Ciclo.

A 28 de Outubro de 1996, com a presença do Magnífico Reitor da Universidade de Évora, teve início um Curso de Mestrado em Administração Escolar - projecto desenvolvido no âmbito de um protocolo estabelecido com a Universidade de Évora, que ficou a constituir a primeira iniciativa conjunta, concretizada em Portugal, entre uma Escola privada de Ensino Politécnico e uma Universidade pública.

Mais recentemente, a portaria 279/99 de 17/4 autoriza os cursos de Complemento de Formação Científica e Pedagógica em Educação de Infância e Ensino Básico - 1o Ciclo, bem como os cursos de qualificação para o exercício de outras funções educativas - Administração Escolar, Administração Educacional e Orientação Educativa, que permite aos docentes, com o grau de bacharel, obterem o de licenciatura.

A ESE João de Deus tem-se caracterizado pelo desenvolvimento de um modelo próprio, orientado por grandes princípios de solidariedade, entreajuda, convivialidade, pesquisa e formação permanente. É uma Escola projectada à escala humana, na qual se atribui grande importância à vertente humanista e se procura viver em família - a grande família daqueles que se ocupam da criança e do seu desenvolvimento integral e harmonioso.

Outra política, há muito seguida pela Escola, consiste em convidar, todos os anos, personalidades nacionais e estrangeiras ligadas às Ciências da Educação, para trabalharem com os alunos.

Ainda na perspectiva de contribuir para a formação permanente, permitindo a troca de ideias e o conhecimento de novas experiências, realizam-se, por norma, todos os anos, pelo menos três viagens de estudo a centros educativos, em Portugal e no estrangeiro, abertas a professores, alunos e antigos alunos.

Outro desafio se encontra em curso: a colaboração no desenvolvimento nas áreas das Ciências da Educação com a África Lusófona. Por solicitação de governos dos PALOP, nomeadamente, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe, tem sido possível dar formação a professores, em Língua Portuguesa, em Matemática e em Gestão e Administração Escolar, dos referidos países. Esta parceria remonta ao ano de 1998 e tem frutificado, quer através de acções de formação realizadas por professores da ESEJD em Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe e Angola/Huambo, quer mediante estágios de alunos da Escola de Formação de Professores nos referidos países.

A Escola tem colaborado desde 1962 com a Organização Mundial de Educação Pré-Escolar - OMEP, (fundada em 1948, é uma organização não governamental, que beneficia, desde a sua criação, do Estatuto Consultivo na UNESCO) na organização de congressos, palestras e mesas redondas, recebendo nas suas instalações personalidades de renome internacional.

A Escola Superior de Educação comungando do espírito da Associação de Jardins Escola e do ideário dos seus fundadores, reconhece e fomenta o direito à educação como garantia de igualdade de oportunidades de sucesso; o respeito activo/vivido pelas diferenças de credos, de culturas e de convicções; o cuidado pela garantia de desenvolvimento de relações democráticas e pluralistas; o desenvolvimento de um clima relacional favorável a todos os elementos da comunidade educativa. Como tal, recebe no museu João de Deus, desde 1962 sede de tão nobre e importante organização.

Em 2004, iniciámos a realização de um doutoramento já concebido segundo os Princípios da Declaração de Bolonha e conforme ao novo paradigma da sociedade do conhecimento da informação, apostando na formação de especialista aptos a contribuir decisivamente para a generalização de uma educação de infância de qualidade e que ajudará as crianças a desenvolver capacidades, destrezas, habilidades, conhecimentos, valores e atitudes fundamentais a uma plena integração na vida e na sociedade.

Iniciámos a realização de Licenciaturas e Mestrados também já inseridos nos Princípios da Declaração de Bolonha, assim, em 2007 iniciámos os cursos de Licenciatura em Educação Básica, Licenciatura em Gerontologia Social.

Uma outra janela de oportunidades se abriu quando vimos homologados em 2008 os cursos de Mestrados de Formação de Docentes: Educação Pré-Escolar, Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico e Ensino dos 1.° e 2.° Ciclos do Ensino Básico. Mestrados em Ciências da Educação na Especialidade de Educação pela Arte, Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor e Administração e Gestão Escolar dando assim um salto qualitativo e quantidativo na oferta educativa da ESE João de Deus.


Documentos relacionados

Fotografias - Alunas do Curso de Didática Pré-Primária

1938 - 1 | 1938 - 2 | 1938 - 3 | 1946 | 1948 | 1949 | 1954 - 1 | 1954 - 2
ADIDAS KAISER 5 TF,ADIDAS MESSI 16 FG,ADIDAS MESSI 16.3 IC,ADIDAS NEO VL COURT,ADIDAS NMD,ADIDAS ORIGINALS NMD
Friend link:Nike Huarache Mens Shoes,Nike Air Jordan Sky High OG Shoes,Nike Air Max 1 Ultra SE Shoes,Nike Air Max 2016,2017 Nike Air Max,Nike Air Max 90 Mid