associacao
Escola Superior de Educação João de Deus

A Escola Superior de Educação João de Deus é uma entidade sem fins lucrativos. É propriedade da Associação de Jardins-Escola João de Deus (Instituição Particular de Solidariedade Social - IPSS), que conta com mais de um século de existência.


Mensagem de Boas Vindas

Prof. Dr. António Ponces de Carvalho
Estimados Alunos, Caros Colegas

Habitamos um planeta complexo, confrontado, hoje, com tremendas questões de sustentabilidade, que representam sérias ameaças, mas constituem, ao mesmo tempo, oportunidades de mudança...

O fenómeno da globalização económica tem-se refletido, para a civilização ocidental, numa concorrência acrescida e numa competitividade agressiva e desregulada.

A visão unipolar dos sistemas internacionais traduz-se em profundos desequilíbrios, que estão na origem de graves crises sociais, de conflitos étnicos, culturais e religiosos, do terrorismo global e do clima generalizado de insegurança que lhe é próprio.

Os danos infligidos, diariamente, no património natural e nos ecossistemas (contaminações, desflorestação, urbanização selvagem...) resultam em perdas irreparáveis para a biodiversidade das espécies e a qualidade de vida. O desequilíbrio entre continentes - entre um Norte rico e de população em envelhecimento, e um Sul pobre e em crescimento demográfico - inscreve na agenda a questão do subdesenvolvimento e as tragédias humanas que lhe estão associadas.

A Educação será, seguramente, a janela de oportunidades para o futuro da civilização. Existe hoje um mandato para a escola, tornando-se imperioso criar um espaço de estudo de cultura, de civismo, de convívio e de humildade intelectual onde todos possamos beber os conhecimentos capazes de transformar o mundo. Consciente de que a educação não é um ato neutro, devemos manter a esperança de que a mudança é possível e apostar na Criança e na sua Educação como meio de transformação das sociedades e entendidas como um fator de transformação social, de consolidação da Democracia, de Justiça e de Liberdade. Esta Escola de formação de professores/educadores têm-se guiado na busca de estratégias geradoras de mudanças. Desde a sua fundação que a nossa "pedra de toque" tem sido capacitar os seus alunos, futuros professores/educadores, para uma intervenção política, social e profissional capaz de alterar mentalidades de forma a construirmos um o mundo melhor.

Os Professores/educadores de hoje são para nós, os pilares essenciais para a mudança. Esta escola de formação não deve ser vista unicamente como um lugar de convivialidade, mas também, e sobretudo, um lugar de aprendizagem. Será isso que vos espera ao terem optado pela nossa filosofia de formação. Creiam que é nossa preocupação a certificação de competências e a renovação da qualidade educativa. Esta é a leitura que faço, na qualidade Diretor desta Escola, atento, preocupado e informado do contexto em que nos movemos. Em meu nome e em nome de todos os colaboradores da Escola Superior de Educação, desejo que no final da vossa formação estejam aptos a desenvolver capacidades, destrezas, habilidades, comportamentos, valores e atitudes fundamentais para a mudança.

A Escola orgulha-se do seu passado, mas vive com os olhos postos no futuro, procurando "contribuir para que cada aluno que saia desta Casa seja portador de conhecimentos e práticas eficazes, capaz de ao encontro das necessidades educativas de uma sociedade global cuja diversidade é crescente, e cuja educação constitui um hercúleo desafio".

António de Deus Ramos Ponces de Carvalho
Director da ESE João de Deus