associacao
Relatório e Contas da Associação de Escolas Móveis e Jardins-Escolas João de Deus

"Continua na sua fase de organização o Museu João de Deus que é bibliográfico, pedagógico e artístico.

Como museu bibliográfico guarda toda a colecção bibliográfica de João de Deus (livros, revistas, manuscritos, desenhos, retratos, documentos biográficos, etc.)., o que, de per si, bastaria a justificar a sua utilidade. Mas, como museu bibliográfico, tem de ser e deve ser mais alguma cousa : deve conter por forma sistematizada a bibliografia literária da Segunda metade do século XIX, por ser nessa Segunda metade do século XIX que se enquadra a fulgurante figura literária de João de Deus, sob cuja égide se instituiu o museu.

Como museu pedagógico deve conter uma biblioteca pedagógica tam vasta quanto seja possível sôbre os assuntos de educação nacional, para servir de base de estudo e de documentação de como evoluíu a cultura do espírito português.

Como museu artístico serve a arquivar religiosamente, como relíquias valiosas, diversos objectos como desenhos, quadros, maquettes, etc., etc., que tenham servido para decoração de escolas, ilustração de livros, ou que emfim se relacionem como a obra educativa, literária e artística de João de Deus.

Com certo desvanecimento podemos verificar que, já hoje, se encontram arquivados neste museu documentos interessantíssimos e de insofismável valor, sob os pontos de vista bibliográfico, pedagógico e artístico."


ADIDAS EQUIPMENT CUSHION 93,ADIDAS EXTABALL SHOES,ADIDAS GAZELLE,Adidas John Wall 2 Homme,ADIDAS J WALL 3,ADIDAS KAISER 5 FG,
Air Force 1 07 Schuhe,Air Force 1 Flyknit Schuhe,Nike Air Force 1 Mid 07,Nike Huarache Herren Schuhe,Air Jordan Sky High OG Schuhe,Nike Air Max 1 Ultra SE Schuhe
NIKE TENNIS CLASSIC ULTRA LEATHER,Nike Zoom KD 9,NIKE KOBE 12,ADIDAS NMD R1,Adidas Stan Smith,ADIDAS YEEZY 750 BOOST