associacao

Casa Rainha Santa Isabel

A 01 de Outubro de 2009 iniciou o funcionamento o Centro de Acolhimento Temporário – Casa Rainha Santa Isabel, cuja gestão se encontra sob a incumbência da Associação Jardins-Escolas João de Deus, indo assim, uma vez mais, ao encontro da filosofia de solidariedade presente na génese da obra do seu fundador.

O CAT — Casa Rainha Santa Isabel é um equipamento social, que tem por finalidade acolher crianças, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 0 e os 12 anos, de forma urgente e transitória.

A sua intervenção procura integrar 13 crianças num ambiente acolhedor e familiar, promovendo os seus direitos e garantias e proporcionando-lhes o acesso aos serviços comunitários de saúde, educação, lúdicos, culturais e desportivos e o apoio às respectivas famílias.

Os menores encontram-se no CAT ao abrigo da Medida de Acolhimento, uma das medidas de Promoção e Protecção da Criança (Lei n.º 147/99 de 1 de Setembro), quando as mesmas se encontram em condições adversas ao seu harmonioso desenvolvimento. Esta medida é determinada pelas Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Risco ou pelos Tribunais de Família e Menores.

O CAT— Casa Rainha Santa Isabel é um local de passagem, que as crianças habitam, até que essa necessidade seja reconhecida pelas entidades competentes. Situa-se na zona histórica de Odivelas, com características mistas de habitações e comércio, a cerca de 10min do metro, e com acesso via autocarros da Rodoviária e Carris de Lisboa.

Durante o período da sua institucionalização, a Casa Rainha Santa Isabel visa satisfazer as necessidades básicas dos menores acolhidos; avaliando cada situação, definindo o projecto de vida e elaborando um plano de intervenção individualizado que melhor corresponda ao seu superior interesse.

Neste período de tempo, que contempla a possibilidade de re-organização das famílias de origem, as condições necessárias ao pleno desenvolvimento das crianças vão sendo avaliadas e considerados os projectos de vida mais adequados. Assim, será um esforço da equipa a manutenção dos laços familiares, sempre que se revelem benéficos. Neste processo, sempre em actualização e avaliação, vão sendo ajustados horários e tipo de visitas.

O CAT- Casa Rainha Santa Isabel é um espaço aberto a opiniões e ao crescimento, procurando beber de todas as restantes instituições, num processo de constante partilha.