associacao
Ludotecas João de Deus

A Associação de Jardins-Escola João de Deus tem um projecto itinerante, pioneiro, que está a proporcionar actividades de tempos livres a crianças e jovens de idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos oriundos de comunidades em situação de exclusão. O programa funciona com duas ludotecas móveis, durante todas as tardes em caravanas equipadas com livros, jogos, computadores e equipamento audiovisual.

A equipa é constituída por profissionais das áreas pedagógica, recreativa e psicossocial e percorre alguns bairros do distrito de Lisboa. Neles pretende-se atrair crianças e jovens no período não escolar, em situações de absentismo ou de abandono, proporcionando-lhes, como instrumentos de aprendizagem e vivência para o exercício da cidadania, a ocupação de tempos livres através do universo lúdico e da metodologia João de Deus.

Promover o direito a brincar, estimular a iniciativa e a criatividade, desenvolver competências e conhecimentos através do jogo, estimular os participantes para o prazer da leitura, acompanhar e colaborar na execução de tarefas escolares, favorecer um trabalho de interacção e outras instituições, despertar o espírito de tolerância e liderança desenvolvendo valores e atitudes, são alguns dos objectivos do projecto.

Este programa de cariz sócio-educativo e cultural, contempla ainda uma vertente de educação para a saúde, na qual se desatca a prevenção de situações de carência alimentar, servindo-se às crianças e jovens presentes nas actividades da Ludoteca, almoço, lanche e jantar.



Ludotecas João de Deus - Natal 2010

"No dia 21 de Dezembro de 2010, tivemos uma grande festa de Natal nas Ludotecas João de Deus! O Presidente da Associação de Jardins-Escolas João de Deus, Dr. António Ponces de Carvalho, pais e crianças dos Jardins-Escolas João de Deus, vieram ao Bairro 6 de Maio entregar presentes aos nossos meninos. Apesar da chuva, a magia aconteceu..."



Prémio Manus Cais

A Associação de Jardins-Escolas João de Deus venceu com o Programa ATL Itinerante - Ludotecas o prémio Manus Cais para a melhor Organização / Instituição social de 2004. O evento decorreu no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, tendo o prémio sido entregue ao Presidente da Assoçiação João de Deus, António Ponces Carvalho pelo Governador Civil de Lisboa, José Lino Ramos.