associacao
Menções Honoríficas

1991 | Diploma de Mérito Pedagógico - O Ministro da Educação, Roberto Carneiro, atribuiu à Associação de Jardins-Escola João de Deus uma menção honrosa no grau de Mérito Pedagógico:

"Desde o início da sua criação, os Jardins-Escola João de Deus têm desenvolvido uma obra de grande alcance social e pedagógico, prestando um inestimável contributo à Educação Pré-Escolar. Instituídos num contexto em que assumia particular interesse a valorização da cultura popular e o combate ao analfabetismo, e evoluindo num permanente apego ao estudo da infância, os já em número de 30 Jardins-Escola João de Deus espalhados pelo País têm alcançado objectivos que se integram nas mais inovadoras propostas psico-pedagógicas. É, pois, de inteira justiça o reconhecimento da obra realizada e do contributo prestado à educação e cultura nacionais. Assim, nos termos do disposto nos art. 4º, 6º e 7º. do Decreto-Lei no 288/88, de 23 de Agosto, atribuo à Associação de Jardins-Escola João de Deus a Menção Honrosa de Grau de Diploma de Mérito Pedagógico."
(Despacho nº 32/ME/91)

1997 | Menção de Honra Prémio Noma UNESCO - A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, reunida na sua sede na UNESCO, em Paris, agraciou a Associação de Jardins-Escola João de Deus com a Menção de Honra do prémio de alfabetização Noma, destinado a homenagear as Instituições, Organizações ou Pessoas que se tenham distinguido na luta contra o analfabetismo de forma particularmente meritória:

"À l’Association des Jardins d’Enfants João de Deus du Portugal, organisation non gouvernementale à but non lucratif, fondée en 1882, qui a mis en oeuvre l’alphabétisation des adultes et des enfants (...) pour avoir fondé sa méthode sur l’étude de la langue maternelle permettant aux intéressés, qu’ils soient adultes ou enfants, d’apprendre à lire, écrire et compter plus facilement, en encourageant la créativité, l’expression et l’apprentissage par l’action".

2004 | Prémio «Manus Cais» - 1.º prémio na categoria Organizações e Instituições Sociais, com o projecto "Programa ATL Itinerante - Ludotecas João de Deus", correspondente à "Instituição mais Solidária".

2007 | Alcuin Award - Prémio atribuído às Ludotecas João de Deus pelo seu contributo para a Educação em Portugal pela European Parents Association - EPA.
(Alcuin, monge inglês, fundador da escola de York, nomeado pelo Imperador Carlos Magno como responsável pelo estabelecimento de Instituições de Ensino, por toda a Europa, nos finais do Séc. VIII, é considerado historicamente como tendo sido o primeiro Ministro da Educação na História Europeia).

2008 | Prémio Gulbenkian - O Prémio Gulbenkian Educação, distinguiu os 126 anos de serviços prestados à Educação e ao Ensino pela Associação de Jardins-Escolas João de Deus.

2009 | Menção Honrosa Nos Terra – Menção Honrosa atribuida pela Associação Sons da Lusofonia, no âmbito do Projecto OPA – Oficina Portátil de Artes à Associação de Jardins-Escolas João de Deus, ”Considerando e salientando o trabalho socio-cultural comunitário no Bairro 6 de Maio”.

2010 | Prémio Projeto Valere – atribuído pela Direção Geral de Reinserção Social que “Reconhece e permeia a colaboração e empenho enquanto parceiro na execução de medidas Tutelares Educativas” à Associação de Jardins-Escolas João de Deus pelos projetos de cariz social.